segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O trem.

   Portas se abrem. Portas se fecham. Uma manada de figuras se amontoam rumo ao seu destino. Um barrigudo bigodudo balanceia no ritmo do trem e fazendo outros dançar no seu.  O celular toca. "Alô? Oi, tudo bem? tudo também. O que me conta?". Erro. O que você nos conta? Ouvidos atentos escutavam a nova fofoca; o negócio fechado; o papo pro ar. Sem culpa.
   Calor. E que calor! Suor, escorrendo, molhando seu corpo e suas roupas. O ar viciado nos deixam doidões; loucos por uma brisa. Briga pra se meter na corrente que nos alivia e reconforta. A composição ganha contornos insalubres para a vida humana. Os toques, as respirações despropositais que nos envolvem se intensificam a medida que a composição se move. Um jovem, distraído com fones e  nas suas músicas altas, pouco se importava com o suor contornando seu rosto.
   Portas se abrem. Portas se fecham. Mais pessoas nessa lata; nesse forno. De repente, uma bela mulher entra. Ah, calor! E que calor! Olhares até então perdidos passam a se concentrar nela. Ogros, empresários e tolos; todos bobos. Senhoras, moças e namoradas; ai, que exibida. Subitamente, freios acionados e problemas anunciados. Resmungos e caretas aparecem nos passageiros. Aos bem humorados, sorrisos e uma reclamaçãozinha para a pessoa do lado e a cena continua.
   A paisagem muda, os pensamentos voam. Caras tristes e felizes se misturam. Não se sabe se estão indo ou voltando. Louras, negras, brancos e morenos. A trabalho ou a passeio. De longe ou de perto. Vão demorar ou não. A grande massa se move rumo ao seu destino, dispersos; distantes. Portas se abrem. Portas se fecham.
 

7 comentários:

  1. Andando na linha, e olhando pra trás. Esse trem está ficando realmente bom! Mais algumas paradas e chegará ao seu tempo!

    ResponderExcluir
  2. isso me lembra nossos velhos tempos de metrô com direito a suor, calor, corpos, conversas alheias e muito companheirismo!

    ResponderExcluir
  3. você escolhe temas bons, não é mesmo? também é hábito seu imaginar a história e o destino das pessoas que cruzam nosso caminho no metrô? hehehe

    ResponderExcluir
  4. Calor. E que calor! Suor, escorrendo, molhando seu corpo e suas roupas.

    era o tuuuuuuuuusa

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Kel!!! Na verdade, já terminei o Admirável Mundo Novo, adorei!

    Aguardando ansiosamente seu próximo post^^
    Bjs!!!

    ResponderExcluir